CAMPRIANI, alceste - Terni, 1848- Lucca, 1933 (Italy)
52,5 x 71 cm. Marina e pescadores.
Procedência: Ex coleção Stelio Teixeira, filho de Oswaldo Teixeira, fundador do MNBA.

COTAÇÕES: http://www.artvalue.com/default.aspx?ID=23&AVEC_PHOTOS=O&ARTISTE_ID=12598&ARTISTE=CAMPRIANI&DEVISE=&C_C_18=O&cp_checked=&show=O

 

BIOGRAFIA: alceste Campriani (11 de fevereiro de 1848 - 1933) era um pintor italiano .
Ele nasceu em Terni de uma família nobre. O apego político de seu pai à causa da Itália levou sua prisão aos oficiais papais. Isso levou a dificuldades econômicas para a família Campriani. Ele estava inscrito no Instituto de Belas Artes de Nápoles , mas ele se mostrou recalcitrante na disciplina acadêmica e abandonou o instituto para pintar sozinho. Depois de alguns anos de quase miséria, ele estava prestes a abandonar completamente uma carreira artística, quando obteve um prêmio de composição concedido pelo Instituto. Ele fez amizade com Giuseppe De Nittis , que o apresentou à Goupil Gallery , que passou a comercializar mais de cem de suas obras para a Inglaterra, a França, a Bélgica e as Américas. Suas pinturas misturam gênero e paisagem, com foco nas tradições e no campo da Campania. Como Filippo Palizzi , muitas vezes pintou crianças e animais em atividades pastorais.
Na exposição de 1880 em Turim, ele exibiu Il Ritorno dal Santuario de Montevergine , o que lhe deu muitos elogios. Entre seus outros trabalhos estão Il ritorno dal mercato , Tra Foggia e Manfredonia , Il mercato dei cavalli , La partita a bocce , Caccia con la civetta , Spiaggia delle Sirene , Il venditore di polli , I bagnanti a Napoli , Colloquio , Jardin d'acclimation , Autunno sul Vesuvio exibido em Florença em 1896, Ritorno dal pascolo exibido em Turim em 1898, Scirocco sull costiera d ' Amalfi , Tramonto em Danimarca , Pastorale , Mattino exibiu em Milão em 1898 e Primavera expôs em Roma em 1895.Campriani morreu em 1933 em Lucca .